terça-feira, maio 18, 2010

Alemanha proíbe a venda a descoberto de acções.



O governo alemão vai banir o 'naked short-selling' de acções e obrigações do Tesouro de países europeus a partir da meia-noite.

"A partir da meia-noite de hoje o ‘naked short-selling' de algumas acções e obrigações do Tesouro de Estados europeus será banido", revelou fonte do Governo alemão, citado pela Reuters, sem revelar mais pormenores sobre esta decisão.

Depois de a Grécia ter banido o 'short-selling' no passado dia 28 de Abril, para impedir que os investidores apostassem na queda das acções gregas, é agora a vez da Alemanha avançar com a proibição do 'short-selling' a descoberto.

Angela Merkel deve anunciar oficialmente a proibição da venda a descoberto em breve.

O ‘short-selling' consiste em alienar um activo que foi tomado de empréstimo com o objectivo de o recomprar mais tarde por um preço inferior ao de venda e devolvê-lo ao seu proprietário. Na prática, aposta-se na queda dos títulos.

Já o 'naked short-selling' consiste na venda a descoberto de títulos de empresas das quais os intermediários financeiros não detêm acções, o que é proibido na banca em Portugal, desde de 23 de Setembro de 2008.

Na prática, o 'short-selling' coberto continua a ser permitido, mas proíbe-se o 'short-selling' descoberto ('naked short-selling') a todo o tempo para as acções de empresas financeiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário